13/04/2006

gaZpar diz que é apoiável: Sobre os downloads de música e afins

Sempre se fizeram fotocópias de livros, gravações em cassetes audio, VHS, CDs e agora DVDs.
A indústria continua viva e os autores continuam a criar.
Como em tudo há que ser responsável.
Faço downloads sim, porque me permitem conhecer autores/bandas que de outra forma não poderia, já que as rádios perderam essa função.
Aqueles que realmente gosto, compro! Considero-me um pirata responsável.
Gosto de ter um formato fisico das coisas que gosto (nunca poderei substituir os originais e bem conceptualizados albuns dos Radiohead ou Massive Attack entre outros, por uns ficheiros mp3 algures enfiados no meu computador).
Quando somos realmente fãs, respeitamos o artista.
Se calhar há tantos downloads ilegais porque são poucos os artistas bons o suficiente para que ganhem o nosso respeito! É um problema de qualidade, não do formato!

E não me venham dizer que o que é bom são as plataformas legais como o Itunes... as palavras "monopólio do mercado" e "anti-democrático" vêm-me à cabeça. É óbvio que lhes convém que alguns downloads sejam ilegais...

Pronto sapinho! Podes sair da garganta que eu não te vou engolir!

8 comentários:

Anónimo disse...

Faço exactamente a mesma coisa, primeiro pirateio o que não conheço e se me agradar compro(quando posso). Apenas não ligo tanto a essa máxima de "respeitar o artista", mantenho-me fiel ao CD e ao DVD, isso sim. A cópia rasca sacada da net não substitui de forma alguma o produto legítimo, ainda que este nos custe o cú e 5 tostões.
Abraços, Gazpar

gaZpar disse...

Concordo. Claro que a questão do preço é importante, mas o que digo é que não será de certo a única coisa que nos leva a não comprar. Se não nunca comprávamos nada com os preços que por aí andam. Quando compramos, há uma razão mais forte para o fazer (seja respeito, fidelidade ao formato ou outras).
Um abraço companheiro pirata responsável!

Anónimo disse...

A palavra cu não leva acento no "u" pois não? (desculpa mas tinha de fazer este reparo)
Responsável???...nem tanto ;-)

gaZpar disse...

Sim. Leva. Leva no U. :D
abracos companheiro pirata assim para o mais ou menos responsavel que podia ser mais mas que tambem podia ser menos

Unknown disse...

LOL. GaZpar, "cu" não é acentuado! Todos os monosílabos terminados em "u" não levam acento.

Sobre o post, apoio-te! Era o que faltava. Quanto pagas por um CD? Em média, 19€. Vão mas é passear, pq comprar gato por lebre é que não!

Hugzz piratas

gaZpar disse...

Kraak: ok. estava só a armar-me em engraçadinho. ;) hugzzz

Anónimo disse...

concordo, nao, nao concordo, sei la se concordo, discordo, e afinal onde é que entra o cu (ou entra no cu?), ok chega de tretas mas nada como ter o novo Massive Attack em caixa de cartao, LINDA!!(a ediçao claro!!), e ja agora se for um bom pirata?, pirateamos ou nao????....
eheheh kisssss piratas

gaZpar disse...

Mdio: de facto assim que saiu comprei o álbum dos Massive Attack. ;) Quanto ao resto... deixáste-me confuso demais para responder. eh eh
abraços